Rancho Etnográfico Infantil e Juvenil

O Grupo Folclórico Infantil e Juvenil da Borda do Campo – Figueira da Foz, teve a sua origem no ano de 1987 numa iniciativa da antiga professora primária, 4ª classe, atualmente 4º ano do 1º ciclo, organizou uma festa de encerramento do ano letivo com os seus alunos. Recolheu junto da população mais idosa alguns temas tradicionais da zona e ensaiou-os.

No ano seguinte esses e outros alunos fazendo parte do ATL da então Associação de Moradores da Borda do Campo decidiu dar continuidade ao projeto, e assim surgiu o atual Rancho Etnográfico Infantil e Juvenil da Borda do Campo.

O Grupo foi recolhendo e ensaiando novos temas e entretanto à poucos anos atrás, o grupo sofreu transformações nos seus trajes, representando os mesmos os usos e costumes da sua região, sendo inclusive cópia fiel do grupo adulto.

Foi organizando ao longo destes vinte e cinco anos o seu festival de folclore e tem percorrido Portugal de norte a sul, participando não só em festivais, mas também sendo convidado para alegrar festas e romarias.